A VSO possui todos os equipamentos necessários para realizar avaliações químicas em sua empresa. É possível determinarmos através de coleta e análises em laboratório a concentração dos agentes químicos nocivos a saúde do trabalhador durante o período laboral.

As concentrações máximas permitidas estão contidas na “Tabela de Limites de Tolerância” Anexos 11 e 12 do quadro nº 1 da NR -15, além de outras normas internacionais.

Após a etapa de coleta as amostras são encaminhadas para análise em laboratórios credenciados. Utilizamos, ainda, dados técnicos dos produtos químicos e literatura a respeito para análise dos mesmos.

Os agentes químicos, durante sua manipulação, poderão produzir gases, poeiras, fumos metálicos, vapores e/ou névoas. Estas serão analisadas designando-se pontos de amostragem e coleta, devidamente relacionados aos diversos locais na empresa onde os agentes químicos objeto da análise sejam manipulados, ou então, por meio da realização de uma varredura nos casos de agentes químicos que circulam por toda, ou quase toda, planta produtiva da empresa.